Nossos slides são 100% baseados na revista da CPAD e já vem prontos para serem usados
São RESUMIDOS, SINTÉTICOS E PEDAGÓGICOS para que você possa estimular aos alunos manusearem a Revista da Escola Dominical.
Os slides são feitos sem identificação para te dar liberdade na utilização.
As imagens são livres de Direitos Autorais a fim de que possa utilizar livremente.
SLIDE MODERNO – LIÇÃO 3 – A VERDADEIRA ADORAÇÃO – 2° Trimestre de 2025 – ADULTOS – CPAD
TEXTO ÁUREO
“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4.24).
VERDADE PRÁTICA
Adorar significa viver em total rendição a Deus, entregando-nos plenamente a Ele.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — 2Co 9.12; Fp 2.7,30
A singularidade da Adoração autêntica
Terça — Nm 25.1,2; Sl 24.3,4
Diferenciando a Adoração das práticas profanas
Quarta — 2Rs 17.25,28
A Adoração está relacionada ao temor de Deus
Quinta — Jo 15.1-8
A Adoração envolve uma relação com Cristo e a Igreja
Sexta — Hb 13.15; Rm 12.1; 1Pe 2.5
O sentido da Adoração no Novo Testamento
Sábado — Jo 4.23,24
O ensinamento de Jesus sobre a Adoração
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 4.5-7,9,10,19-24.
5 — Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
6 — E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta.
7 — Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
9 — Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?
10 — Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e que é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
19 — Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
20 — Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21 — Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 — Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus.
23 — Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 — Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
HINOS SUGERIDOS
525, 526 e 545 da Harpa Cristã.
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
Na aula desta semana, vamos estudar um dos temas centrais do Evangelho de João: a verdadeira adoração. Veremos que por meio do diálogo de Jesus com a mulher samaritana (Jo 4.23,24), observaremos que Deus busca adoradores que o “adorem” em espírito e em verdade. Esse é um convite aos alunos para compreender que a adoração genuína é uma resposta ao amor de Deus revelado por meio de Jesus Cristo, seu Filho. Por isso, planeja-se para encorajar reflexões sobre viver a adoração como um estilo de vida que glorifique o Senhor em todos os aspectos.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição: I) Esclarecer aos alunos o diálogo de Jesus com a mulher samaritana; II) Fazer com que os alunos compreendam que a verdadeira adoração é um ato de rendição total a Deus; III) Integrar os princípios da adoração bíblica à vida de serviço e entrega a Deus.
B) Motivação: o diálogo entre Jesus e a mulher samaritana apresenta um ensino belo e profundo sobre a verdadeira adoração a Deus. Esse encontro transformador entre Jesus e essa mulher também é um convite divino para nos aproximarmos de Deus de forma sincera e humilde. A essência dessa adoração nasce no altar do nosso coração, e, por isso, só pode ser vivida em espírito e em verdade. Trata-se de um lugar de total rendição, gratidão e serviço a Deus. Esta lição nos encoraja a cultivar um relacionamento mais profundo com o Senhor.
C) Sugestão de Método: Para iniciar a lição desta semana, divida a classe em três ou mais grupos e distribua a cada grupo uma parte do texto de João 4.7-30 para leitura. Peça que os grupos identifiquem os ensinamentos sobre a necessidade humana de adorar, especialmente o que significa adorar em espírito e em verdade. Após a partilha dos grupos, aprofunde a exposição e discussão do primeiro tópico, destacando que a adoração verdadeira é uma questão que tem muito a ver com a rendição do coração. Estimule seus alunos a aplicarem esse princípio em suas próprias vidas.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Em que áreas de nossas vidas as palavras rendição, gratidão e serviço a Deus podem ser aplicadas? Essas palavras trazem consigo a expressão de uma adoração autêntica a Deus. A adoração em espírito e em verdade é um chamado ao modo de viver em que Deus é glorificado em tudo.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 101, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto “O Contexto Histórico entre os Samaritanos e Judeus”, localizado após o primeiro tópico, apresenta informações importantes para enriquecer a sua preparação para a exposição desse tópico; 2) No final do segundo tópico, o texto “A Verdadeira Adoração” mostra uma reflexão importante sobre o verdadeiro significado da adoração a Deus.
Por webradiogospel.com